quarta-feira, 27 de março de 2013

Batom com chumbo? Verdade ou Mito?

Bom dia meus amores, to a mil com o aniversário do pitoco, apesar de fazer algo bem simples esse ano, pois a grana ta muito , muito, infinitamente curta.. rsrrs, mas mesmo assim o pouco que irei fazer será com muito amor.
Então hoje vim aqui falar com vocês e pedir a opinião de vocês sobre um assunto que ta rolando no mundo virtual a um tempinho.
Acho que a maioria das meninas já ouviu falar sobre o chumbo no batom e que pode causar câncer, falaram muito que algumas marcas tipo Avon, Mary kay, Shiseido entre outras tenha uma concentração muito alta de chumbo, que quanto maior a fixação mais chumbo teria o batom. Falaram também sobre um teste para fazer e descobrir se o batom contem chumbo com o anel de ouro, se ficasse preto havia chumbo. Juro que quando li, na hora eu cheguei até acreditar, depois fiquei meio em duvida, pois falam tanta besteira que vai saber né.
Fui pesquisar mais afundo, pois se trata da nossa saúde, poxa!
Encontrei algumas pessoas afirmando que era verdade, mas uma grande maioria desmentindo o fato, a mais interessante foi essa reportagem :
 Confesso que li, achei meio antiga esta matéria, afinal é de 2008, mas como noticias assim circulam muito e ficam num vai e volta, Voltaram a circular novamente sobre o chumbo
Mas e ai ? que conclusão eu cheguei? Afinal essa história do chumbo no batom é mito ou verdade? 
Juro que não sei no que acreditar, ainda fico meia receosa, e hoje venho aqui perguntar pra vocês meninas, e Vocês? O que acham dessa história toda?
Bom fico por aqui hoje, e me perdoem se não estou conseguindo visitar todas vocês essa semana, mas prometo semana que vem colocar tudo em dia... Beijocas

22 comentários:

  1. Paty,
    Vou te contar o pouco que aprendi durante o tempo que trabalhei como fiscal de Vigilância Sanitária e fazia inspeções em empresas que trabalham com produtos de interesse à saúde, inclusive cosméticos. A legislação brasileira exige que todo produto de interesse à saúde tenha registro no Ministério da Saúde ou Ministério da Agricultura (quando a matéria prima principal for de origem animal). São produtos de interesse à saúde: alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos de limpeza e higiene pessoal, equipamentos e produtos de uso médico, ortodôntico e farmacêutico, agrotóxicos, bebidas alcoólicas e fumígenos. Para serem comercializados no país, estes produtos precisam, dentre outras exigências, terem suas formulações apresentadas à ANVISA, a fim de serem registrados. Este processo é altamente burocrático e a fiscalização é bem intensa, embora passe despercebida para a maior parte da população, só aparece quando alguma falha acontece, como aconteceu recentemente com a história das bebidas Ades contaminadas com produtos de limpeza.
    Dentre todas as exigências legais para o registro dos cosméticos, está a proibição de chumbo e mercúrio na formulação, pois são metais altamente contaminantes. As grandes empresas, que possuem produtos registrados na ANVISA, não trabalham com estes metais, de maneira que o risco é maior em produtos de procedência duvidosa e nos importados, mesmo nos de marcas famosas, uma vez que as sedes administrativas de algumas grandes empresas ficam nos EUA ou Europa, mas as fábricas ficam, geralmente, em países subdesenvolvidos com fiscalização deficiente. Para fugir deste perigo, a saída é escolher sempre produtos nacionais, com registro na ANVISA, ou produtos importados com registros nos órgãos de Vigilância Sanitária nos países de origem. Estas informações sempre estão disponíveis nos rótulos dos produtos.
    Espero ter ajudado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Patrícia como prometido vim te visitar e adorei seu blog, mas caso esteja tendo tantos problemas com a balança entra no meu blog em COMO EMAGRECER DE VEZ que lá vai te ajudar e muito, assim como eu, eu pesava 89 kg e quando comecei com o Como emagrecer de vez, emagreci mais de 20 kg em 1 mês e meio, e hoje estou com 63 kg e mantendo peso porque isso é uma coisa que eles ensinam a manter também.

    http://emagrecerevitoria.blogspot.com.br/

    Boa sorte. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sei lá se é mito ou verdade, mas que fica lindo na gente fica, kkkkk bjs linda

    ResponderExcluir
  4. passei por aqui para fazer uma visitinha e ja estou seguindo, parabéns pelo blog ta muito lindo moça...
    Me segue de volta lá no Manias da Sú!!!

    Bjs...

    maniasdasu@blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Se te interessar, está rolando um sorteio relâmpago la no blog (sapato e óculos).

    http://cutetapemeasure.blogspot.com.br

    (`'•.¸(`'•.¸¸.•'´)¸.•'´)
    «`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(\__/)¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(=':'=)¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(")_(")¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
    (¸.•'´(¸.•'´`'•.¸)`' •.¸)'Sigo de volta

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que seja mito... bem... prefiro acreditar assim!!! Bjinhos doce e até mais!!! Manu

    www.manunaotaobasica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. ai gente que tragico isso
    agora vou prestar mais a atemçao nisso

    florzita segui de volta bvjus



    http://janydebarros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. É dificil saber.

    Bjus
    louca-por-make.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. É sempre bom saber um pouco mais sobre essas coisas. Beijão <3

    @keithpappen
    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Acredito que seja mito e quero muito que seja...com certeza não seriam aprovados para uso, isso é muito sério, as mulheres todas estariam correndo sérios riscos e danos a saúde.

    Felicidades para seu filho, com certeza ele vai amar a festinha.

    Beijinhos:)***
    WWW.saladamista2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. oi linda
    eu também não sei o que acreditar, mais a gente sempre
    acaba usando aquele batom favorito mesmo sem saber a verdade rsrs
    mega feliz por ter visitado e seguindo meu blog, obrigada
    amei seu blog vou te seguir aqui também
    beijos!!!

    http://monytavares.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não sabia nem do mito, quanto mais qual é a verdade. Vou pesquisar.
    Bjs, Tati B
    Seguindo
    www.fuxicariafeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Quero te convidar a fazer parte de um desafio que lancei lá no face , é um grupo fechado só com mulheres se chama BORBOLETAS GLAMOUROSAS, as inscrições começam hj e vão até segunda, o prêmio pra quem perder mais peso percentual é de 50,00 reais, e é um vale compras na loja virtual de uma amiga nossa é lojinha de biju uma mais linda que a outra, vou deixar o link aqui pra ti ok, quanlquer coisa me pergunta e pode indicar a suas amigas que eu aceito lá ta bem linda conto com voce nessa, bjs
    http://www.facebook.com/groups/280357425431575/
    Por enquanto o nome está continuaão de um objetivo, mas vou mudar isso hoje .

    ResponderExcluir
  14. Querida é claro que a gente prefere acreditar que tudo não passa de um mito, mas confesso que tenho um certo medo. No entanto acho que provavelmente as marcas hoje, mesmo que tenham usado uma quantidade de chumbo elevada no passado, já devem ter retificado a situação. Afinal, no fundo é uma questão humana, não é?

    www.letirose.com

    ResponderExcluir
  15. Eu tava louca para saber se era verdade ou não. Mas acredito que seja só mais um boato.

    ResponderExcluir
  16. Oi Patty, obrigada pela visita, seu blog é super fofo! Já estou seguindo! Então, eu acho que é mito... se fosse verdade não teria mais batom por aí, a fiscalização é pesada.


    http://acetonada.com.br

    ResponderExcluir
  17. Nossa , acho que é mito ..
    não iriam colocar em risco a saúde das pessoas ...
    a ficalização já teria descoberto..
    Seu post foi super interessante , parabens flor !
    É claro q já estou super seguindo !
    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Patricia!!! Vim agradecer e retribuir a sua visita no meu bloguinho, obrigada pelo recado e estou muito feliz por você não só ter me visitado como estar nos meus seguidores também!!! Adorei seu blog e essa matéria também muito interessante, também já tinha ouvido sobre isso e principalmente sobre os batons que prometem o efeito da "boca da Angelina Jolie" aumento dos lábios que o uso contínuo causaria câncer e sobre este não sei se procede... Agora a respeito do chumbo, após ler sobre essa matéria creio que realmente seja mito!!!! Parabéns pelo post!!! E também claro já estou te seguindo!!! Bjs mil....

    ResponderExcluir
  19. Nossa, nunca tinha visto falar disso :/
    Mais gostei da informação ;D

    Beeijos

    http://blogbounjour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Florzinha,
    Vim desejar uma Boa Páscoa pra vc e sua família.
    Bjus

    ResponderExcluir
  21. Não acredito muito nessas coisas, mas enfim, como muita gente diz, é sempre bom pesquisar e ouvir opiniões de profissionais da área da saúde.

    ResponderExcluir

Seu comentario me faz muito bem! Não deixe de comentar, sempre que puder responderei a cada uma. Muito obrigada por estar aqui!