quarta-feira, 25 de maio de 2016

Quais são as complicações da Bariatrica...Medo?


Olá meus amos fofos e ex fofos, risos... Esse post vai ser longo mas vou tentar explicar tudo aqui para acabar com muitas duvidas das futuras borboletas...
Bem voces ja devem saber que qualquer intervenção cirúrgica tem seus riscos de complicações e até mortalidade. Esses riscos dependem de alguns fatores como a experiência da equipe cirúrgica e da gravidade das doenças associadas à obesidade.  

A chance de sucesso de uma operação bariátrica hoje em dia, sem óbito, é de 99,85% em Centros de Excelência. 

O índice de complicações severas, que defino como aquelas que requerem alguma intervenção, seja por meio de tratamento clínico ou mesmo re operações, é pequeno, por volta de 1 a 2%. Tá vendo amores, pra que medo... Com o acesso laparoscópico, aperfeiçoamento dos materiais e treinamento das equipes cirúrgicas, esse número é infinitamente pequeno. 

As complicações são relacionadas à quantidade e gravidade das doenças associadas. Vamos salientar que as enfermidades que acompanham a obesidade, como o diabetes tipo 2, apneia do sono entre outras, reforçam a indicação operatória e compensá-las antes das cirurgias é importante para menores índices de complicações.  Por isso não tenham pressa, é necessário esse período de 8 meses a 1 ano para realização de todos os exames e compensações de todos os problemas para que os riscos seja minimizados

As complicações mais comuns nos procedimentos bariátricos e metabólicos são os vazamentos de costuras (chamadas fistulas) e a embolia pulmonar (que é comum a muitas cirurgias e mais freqüente em cirurgias ortopédicas, por exemplo, do que as bariátricas). Esta última é prevenida com o uso de meias elásticas, compressores mecânicos dos membros inferiores e uso de anticoagulantes (medicações para "afinar o sangue"). Eu usei meia elástica durante 15 longos dias, é horrível? Éeeeeee mas ela é muito extremamente importante ok Outras complicações como sangramentos digestivos, intra-abdominais e até mesmo obstruções intestinais são menos frequentes ainda.  


Bom Vamos falar da TÃO TEMIDA FISTULA....





A principal complicação que é a fístula ocorre geralmente precocemente, nos primeiros dias e normalmente os pacientes ainda estão internados, em raros casos até 6 meses após a cirurgia


SINTOMAS:

 Os sinais mais comuns são agitação, dor abdominal ou no ombro esquerdo e aumento da frequência cardíaca. Esses sinais precoces servem de alerta para a equipe médica para a investigação da causa, já que eles são comuns às fistulas e embolias pulmonares. A opção de tratamento clínico, cirúrgico ou endoscópico vai depender das condições do paciente, se está com repercussões sistêmicas, como hipotensão e outros sinais de infecção. 


EMBOLIA PULMONAR


A embolia pulmonar ocorre quando um coágulo (trombo) que está fixo em uma veia do corpo se desprende seguindo pela circulação até o pulmão, obstruindo a passagem de sangue por uma artéria.
— Com isso, uma área do pulmão suprida por esta artéria pode sofrer alterações que irão repercutir em todo o organismo, Em casos extremos o problema pode levar a óbito —

A TEP (Tromboembolismo Pulmonar) é a principal complicação grave em uma cirurgia bariatrica. Por isso, alguns cuidados são essenciais para tentar minimizar o risco de uma embolia pulmonar durante o procedimento cirúrgico. O especialista indica quais:

• Dispositivo automático de compressão pneumática (como o Sequell) semelhante a um "massageador" que comprime os membros inferiores em intervalos regulares, simulando a musculatura em movimentação.

• Uso de meias elásticas durante e após a cirurgia.

• Movimentação precoce após a cirurgia.

• Elevação das pernas.

• Uso de anticoagulantes em doses profiláticas no caso de pacientes com risco elevado de trombose venosa profunda (TVP).


SINAIS E SINTOMAS:

Os sinais e sintomas da embolia pulmonar incluem perda de fôlego sem explicação, dificuldade de respirar, dor no peito, tosse ou tosse com sangue. Arritmia (batimento cardíaco rápido e irregular) também pode indicar embolia pulmonar. Em alguns casos, os únicos sinais e sintomas são aqueles relacionados à trombose venosa profunda, os quais incluem: inchaço da perna ou ao longo da veia na perna, dor ou sensibilidade na perna, sensação de calor na área da perna com inchaço ou sensibilidade, e pele vermelha ou descolorada na perna afetada. Também é possível ter embolia pulmonar sem apresentar nenhum sinal ou sintoma.


SANGRAMENTOS:


Os sangramentos de dentro da cavidade abdominal também ocorrem ainda durante a internação e os sinais de dor abdominal e taquicardia estão presentes, além de palidez das mucosas e pele se o sangramento for de alto volume. Já os digestivos, aqueles que aparecem de dentro do tubo digestivo, podem ser mais tardios (7 a 10 dias) 


SINTOMAS:

Se exteriorizam através de vômitos ou fezes com sangue. Esses sinais devem ser imediatamente reportados ao médico assistente ou requerem a ida ao Pronto-Socorro. 

Meninas e meninos eu digo novamente que quando realizadas por equipes experientes, as complicações e mortalidade em cirurgia bariátrica atualmente são em número pequeno e se ocorrerem devem ser prontamente reconhecidas e tratadas pela equipe médica. 

As vantagens da cirurgia, remissão de doenças graves e finalmente aumento da sobrevida a longo prazo quando a cirurgia é indicada corretamente, são incomparavelmente maiores que os pequenos índices de complicações e baixo índice de mortalidade, menor que muitas operações de grande porte.


E lembrem-se sempre vc mesma é o maior risco da sua pós cirurgia, siga a risca todas as recomendações medicas, lembre-se que vc é um ser único e não é igual a ninguém por isso a dieta do vizinho, amigo ou parente não serve para vc, não tente buscar informações dietas ou o que comer no face ou Google, essas informações quem te dá é sua equipe cirúrgica, e o principal, qualquer sintoma, dor, duvida procure seu MÉDICO!

Então espero ter ajudado, qualquer duvida podem me perguntar, e por favor se inscrevam ai e me sigam pois irei tentar ajudar sempre ok. 


bjs





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario me faz muito bem! Não deixe de comentar, sempre que puder responderei a cada uma. Muito obrigada por estar aqui!