segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

By-Pass X Sleeve – Qual a Melhor Técnica ?

Olá meninas, vejo sempre lá no grupo muitas meninas perguntando as diferenças sobre as técnicas cirúrgicas aplicadas, então fui pesquisar pra tentar entender um pouco e espero que ajudem vcs...
Há pouco mais de seis anos surgiu uma nova técnica para o tratamento cirúrgico da obesidade conhecida pelos cirurgiões como “Gastrectomia Vertical” que traduz a retirada de parte do estomago no seu sentido vertical e que ganhou o nome mais popular de “SLEEVE” justamente pelo aspecto final do estomago se parecer uma manga de camisa, ou seja , mais afilado e comprido.
Na realidade este procedimento fazia parte de uma técnica cirúrgica de obesidade mais complexa chamada de Duodenal Switch , indicada para pacientes “super-obesos”. Acontece que nos EUA, pelo elevado risco que este grupo de pacientes apresenta, o “Duodenal Switch” é realizado em 2 etapas distintas, sendo primeiro o “SLEEVE” e após seis meses ou um ano, já mais emagrecido e com um risco reduzido, é realizado a complementação da técnica com a parte intestinal do procedimento.
A observação de que muitos pacientes apresentavam um excelente resultado em perda de peso e recuperação da saúde e qualidade de vida apenas com a primeira etapa, ou seja, com o “SLEEVE”, levou os cirurgiões a realizarem uma série de estudos científicos provando que apenas este poderia ser realizado como técnica única para o tratamento da obesidade. No ano de 2008 então, o SLEEVE surge como técnica mundialmente aceita pelas entidades médicas estando aprovado para sua execução.
Como todo novo procedimento médico, a técnica do SLEEVE começou a ser realizada em maior escala e a cada congresso novos resultados animadores são apresentados fazendo com que mais cirurgiões realizem o procedimento pelo mundo e atestem o sucesso do procedimento. Hoje , o SLEEVE representa aproximadamente 30% das cirurgias realizadas pelo mundo.
Bem , após este breve histórico, vamos partir para o nosso combate : Qual a melhor técnica afinal ? Acho que para responder esta pergunta devemos discutir um pouco as vantagens e desvantagens de cada método.
O “BY-PASS” é a técnica mais clássica para o tratamento cirúrgico da obesidade, foi concebida em 1984, ou seja , temos uma enorme experiência no acompanhamento e nos resultados deste procedimento. Atualmente representa 70% da cirurgias realizadas no mundo, e isto não é a toa, apresenta excelente resultado em perda de peso com menos conseqüências para o organismo do paciente, motivo pelo qual se tornou a cirurgia considerada padrão.
Quando falamos em resultado, temos a expectativa de perda de peso em torno de 80 a 90 % do excesso de peso no “BY-PASS”. Os resultados iniciais do “SLEEVE” nos primeiros anos tem se mostrado muito semelhante, porém não temos a experiência de seguimento destes pacientes por tantos anos como o “BY-PASS”, ou seja, necessitamos de um acompanhamento maior para podermos atestar com veracidade este fato. Cabe sempre lembrar que o resultado de cada técnica é diretamente dependente da disciplina do paciente.
Milagres não existem e não podemos atribuir o resultado a cada técnica e sim como cada paciente a utiliza para o seu sucesso. As cirurgias para obesidade são coadjuvantes no tratamento, não atuam sozinhas , e portanto podemos esperar resultados ruins nos dois procedimentos. Por este motivo, é óbvio que devemos avaliar com cuidado ao nos depararmos com um insucesso relatado por um amigo , conhecido ou mesmo noticiado pela internet .
Quando levamos em consideração a conseqüência para organismo temos a dificuldade de absorção de algumas vitaminas determinada pela parte intestinal da cirurgia. Por este motivo, os pacientes que fazem o “BY-PASS” necessitam tomar o poli-vitamínico ( Centrum ou Materna ) para suplementar esta dificuldade para a vida toda. Como o “SLEEVE” é um procedimento apenas no estomago, ou seja, não temos a parte intestinal, não irá ocorrer esta questão das vitaminas. 
Quando pensamos nas doenças que acompanham a obesidade, principalmente o Diabetes, é sabido que o “BY-PASS” será mais indicado pois na parte intestinal da cirurgia é que ocorrem os mecanismos de cura desta doença, atingindo este resultado em até 92% dos pacientes operados. O “SLEEVE” ,por não ter a parte intestinal, apresenta resultado inferior sobre o controle e a cura do diabetes. Os pacientes que apresentam doença do refluxo gástrico , com muitos sintomas como a “azia” e esofagite diagnosticada pela endoscopia, podem ter estes sintomas piorados pelo “SLEEVE” sendo o “BY-PASS” mais indicado por ser um procedimento anti-refluxo.
Cabe ressaltar também que o “SLEEVE” pode ser transformado na técnica do “BY-PASS” a qualquer momento, ou seja , permanecemos com uma segunda possibilidade de tratamento , uma verdadeira “carta na manga”a ser utilizada.


Por fim, como responda a pergunta deste artigo ? Qual a melhor técnica ? 
Acho que a melhor técnica nunca será para todos. A melhor técnica será para cada um, ou seja, vários fatores individuais serão necessários para definir a melhor técnica para cada um : Índice de massa corporal inicial , presença ou não de doenças associadas a obesidade, presença ou não de outras doenças que não estejam diretamente relacionadas a obesidade mas que o procedimento pode ajudá-la ou prejudicá-la e sempre , o desejo de paciente.


Indicações para SLEEVE:

SLEEVE :
• Todos os pacientes que desejam o método.
• Índice de massa corporal entre 35 – 42 kg/m2
• Pacientes não diabéticos
• Pacientes sem doença do refluxo
• Pacientes portadores de doenças que contra-indiquem o “BY-PASS”


Indicações By - Pass


BY-PASS:
• Todos os pacientes que desejam o método
• Pacientes diabéticos
• Pacientes com doença do refluxo
• Índice de massa corporal elevado ( > 42 Kg/ m2 )


Creio que o mais importante é vcs conversarem bastante com os cirurgiões e escolher qual seria o melhor método para você. 
Tenha sempre em mente que o que foi bom para um pode não ser para você! Eu por exemplo, minhã mãe fez SLeeve, e provavelmente será By-Pass devido ao índice elevado de IMC, sendo assim confie em seu cirurgião e na indicação de qual método seria melhor para você
Espero que eu tenha ajudado um pouquinho amores a esclarecer algumas duvidas! beijos mil







5 comentários:

  1. Oiii linda tudo bem????
    Fiquei feliz com sua visita no meu blog rsrsrs volte sempre!!!!!!!!!
    E eu não sabia que tinha tantas opções para cirurgias. Minha prima vez a bariátrica e está LINDA perdeu muitos quilos!!!

    Beijos;)
    * Blog da Pâm

    ResponderExcluir
  2. ola amada!
    retribuindo a visita no meu cantinho e claro que estarei seguindo voce sim!!!!
    olha o que precisar pode contar comigo viu!
    eu fiz a by pass e nao me arrependo!!!! faria tudo de novo!!!!
    o que o medico recomenda!!!
    beijos amda e se precisar so gritar ok!!! meu email enfimvirandoborboleta@gmail.com meu ig @luanaemra

    ResponderExcluir
  3. O melhor é se informar pra entender qual método indicado
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Patrícia, obrigada pela visita, já tô te seguindo e vou te linkar para acompanhar todo o processo do seu emagrecimento. Vai dar tdo certo.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  5. Boa sorte, vai dar tudo certo para você... Estava sumido por mais de ano mas agora retornei. O importante é achar a técnica mais adequada ao teu perfil e ter um acompanhamento psicológico, e claro não fugir do seu diário pois aqui você viver constantemente com outras pessoas que também querem emagrecer!!! Muito sucesso para você nessa jornada! Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentario me faz muito bem! Não deixe de comentar, sempre que puder responderei a cada uma. Muito obrigada por estar aqui!